sexta-feira, 3 de janeiro de 2014
Desabafo de uma Reforma
#MomentoDesabafo:
Minha casa está uma bagunça?! Sim, está. Mas ela está em reforma! E que reforma não faz sujeira, enche de pó, deixa tudo uma bagunça?!
Meu quintal está cheio de entulho, resto de forro, gabinete de pia, louça sanitária e poeira.
E teria muito mais se eu não tivesse pagado 3x para que o caminhão de lixo levasse os restos da 1ª fase ...
Se eu queria logo esfregar e lavar o quintal como sempre fiz?! Sim!!! Mas não adianta ainda ... Ainda tem coisa pra tirar, então estou esperando pra poder mandar tudo embora de uma só vez e assim economizar um pouco, pois não foi fácil dar "caixinha" pro lixeiro nas 3x que eles pegaram entulho (pouquíssimo, aliás) na 1ª fase da reforma. Ainda tem mais madeira pra sair, além de um pouco de entulho, pois há uma umidade na parede do meu quarto que terá que ser resolvida. E era, na verdade, pra estar tudo pronto a essa altura, mas como a casa é antiga, cada coisa que se mexe é uma surpresa. A intenção era apenas consertar o que estava ruim e trocar o forro, mas ... A pior parte - e motivo do atraso total! - é o telhado. Assim que saiu o forro descobri que o madeiramento do telhado tem cupim e será necessário trocar. Orçamento inicial: R$9 mil! Fácil, né?! Pois bem, estou esperando o contato que meu primo vai me passar pra poder chegar num valor que caiba (em suaves prestações) no bolso de quem precisaria trabalhar por uns 11 meses (e sem gastar 1 real) pra bancar isso aí ... E enquanto isso ... Eis que a bagunça fica!
Além disso, estávamos em época de festas e todas as empresas fecham por um período e só reabrem a partir dessa semana, ou seja, mais atraso.
Agora o que me incomoda, me deixa extremamente irritada e com vontade de parar tudo é que os donos da casa não entendem isso.
A casa não é minha. Fui convidada a tomar conta da casa em 2007, num acordo verbal de cuidar da casa (pagar todas as contas etc...), sem pagar aluguel e deixá-la a disposição dos donos para entrarem e sairem, afinal, onde eu estava até aquele momento eu também não pagava. As coisas que eram da minha avó ficariam guardadas na casa e eu colocaria as minhas do jeito que desse. Vim e posso dizer que a minha parte sempre foi cumprida, mas foi meu grande erro. Se eu pudesse voltar atrás ...
A casa sempre esteve a disposição. Minha "privacidade" até um pouco invadida, mas enfim ... O único ponto que demorou mais foi a reforma, pois, por "n" problemas pessoais e financeiros, ainda não tinha conseguido verba para começá-la, afinal todo mundo sabe que material a gente divide em até 48x (rs), mas mão de obra é um "pá-pum" ...
E neste ano de 2013 ela começou. E a encheção de saco também.
O tempo todo era cobrada a reforma, mas quando ela começou nada do estava sendo feito era bom. O 1º pedreiro que trouxeram, ao trocar os batentes, quebrou alguns azulejos e um pouco do piso do banheiro (q era de caquinhos), então comprei tudo novo pra ser trocado, já que, como eram antigos, não haviam como ser repostos. Além disso, iam apenas até a metade da parede e agora vão até o teto. O piso é todo novo também e o banheiro ganhou uma nova bacia sanitária com caixa acoplada (a antiga era de cordinha) e um gabinete de pia. Assim que o forro for colocado, teremos plafon e um novo box, agora de vidro, já que o antigo era de acrílico e há muitos anos estava trincado.
A instalação que era mais antiga também foi trocada por fio novos, assim não corremos risco de curto-circuito e incêndio.
O gabinete da pia da cozinha foi trocado. O antigo tinha cupim a bastante tempo também. E quando eu digo bastante, é de antes de eu mudar pra cá.
A umidade que passava do banheiro para um quartinho também foi resolvida. A parede foi quebrada, passamos vedante e foi feita um novo reboco.
Os batentes de todas as portas e as duas portas principais foram trocadas. As outras que eram sanfonadas serão trocadas por novas. Toda a casa será pintada, por dentro e por fora.
E o forro será todo novo. De madeira para PVC, ficando mais claro, limpo e sem correr o risco de pegar cupim novamente.
Agora pensa se tá bom?! Não. Cada dia um problema diferente.
Primeiro foi que não era para trocar o azulejo, depois a porta é feia, depois o box tinha que ser o mesmo e agora por última a bagunça no quintal.
E não adianta falar. O telefone toca e eu sou obrigada a aturar ordens e mais ordens. Acordo com as pessoas no quintal mexendo nas coisas que nem sabem se é lixo ou não ...
Enfim ...
Eu sou mulher e não sou sozinha. Tudo aqui está sendo feito pelo meu marido. Sem ele nada disso estaria acontecendo, pois como eu disse (e vocês devem ter feito as contas) ganho pouco. E a reforma começou enquanto ele estava em férias do serviço, ou seja, tinha disponibilidade para ir arrumando as coisas durante a semana, mas agora já voltou ao trabalho e temos apenas o Sábado e Domingo para a limpeza pesada dos entulhos e tal ... Mas tiveram as festas de fim de ano e ainda não tivemos tempo, pois ambos fomos ajudar nas casas de nossos pais.
Eu aqui fico com o serviço doméstico. Apesar do estado da casa (todo empilhado, coberto), não tem pó e nem sujeira na parte de dentro. Continuo cozinhando, lavando, passando ...
E ele fica com a parte pesada. Ele é quem carrega madeiras e entulhos, corta e ensaca tudo. Trabalho de homem e não de mulher!
Mas não adianta e a amolação vem todos os dias!!
Não aguento mais!!
Agora, como sempre e sempre e sempre, um dos donos quer a casa (a cada surto é a mesma história). Sairei daqui em breve, se Deus quiser (e eu sei que ele vai me ajudar), mas ao sair, saberei que minha parte foi feita e ninguém poderá falar um "x" se quer pelo tempo que estive aqui.
A casa ficará linda, pois tudo que estamos fazendo não é pra gente e sim pra deixar pra eles, caso queiram alugar, vender, mudar ...
Não pedimos R$1 para nada até hoje. Pagamos todas as contas de água, luz, telefone e IPTU. Até o telhado, que não era a nossa parte, estamos orçando e pagaremos sem ajuda de ninguém. E na minha visão, isso ficará como aluguel da casa pelo tempo que ficamos aqui.
A reforma levou todo o dinheiro que usaríamos para casar oficialmente e comprarmos um carro. Mas enfim, mais vale sair de cabeça erguida do que com gente falando pelas costas, apesar de ser gente da própria família.
Não vejo a hora de terminar tudo isso. E que 2014 me traga tudo em dobro ... Todas as melhorias feitas aqui, que sejam transformada em melhorias maiores quando Deus trouxer a MINHA CASA!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário